Páginas

ENGANO


Engano ou enganar, alguém, ou então levar uma pessoa a acreditar que está fazendo o certo, mas, essa pessoa esta no erro que parece verdade, enquanto o propósito do enganador é levar vantagem, fazer acreditar que essa mesma pessoa é importante, mas o objetivo oculto, é humilhá-la ou envergonhá-la, tudo isso talvez nem consigamos perceber por parecer ser verdade. O engano se aproxima muito da verdade, mas não é a verdade, para Deus não existe meia verdade, ou estamos na verdade ou na mentira.

Jacó enganou Esaú, roubando o direito de primogenitura (Gn 25.29-34), depois enganou o pai e tomou a benção que era também de Esaú (Gn 27.1-40), Josué foi enganado pelos vizinhos de Gibeon, quando se disfarçaram com vestes, sandálias e mantimentos todos desgastados, mofados e envelhecidos, dando a impressão que eram um povo distante e sem consultar o Senhor, fez acordo com aquele povo, descobrindo três dias depois que eram vizinhos e não poderiam ser destruídos, por causa do acordo feito.

O dicionário da Língua Portuguesa define assim a palavra engano:
Engano
Procedimento errôneo, desacerto, erro.
Artificio empregado para levar( alguém) ao erro; burla, logro, insídia.
Estado ou condição de quem foi enganado, ilusão.

Cuidados que devemos ter

O inimigo de nossas almas não cessará de perverter os retos do caminho do Senhor. (Atos 13.10) Não se engane as más companhias corrompem os bons costumes (1Co 15.33). O receio de Paulo com os irmãos, é que sejamos enganados assim como a serpente enganou Eva, e seja a nossa mente corrompida e deixemos a simplicidade e pureza devidas a Cristo (2 Co 11.3). Apegue-se ao Senhor, estais prevenidos, acautelai-vos, para não sermos arrastados pelo erro desses insubordinados, e decaias da própria firmeza (2 Pe 3.17). Para o enganador ou aquele que quer levar vantagem sobre alguém.

Não vos enganeis: De Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.  Gálatas l 6.7

As escolhas se apresentam diante de nos de diversas maneiras, convém estarmos apegados ao Senhor firmemente, para que o Espírito Santo nos livre de toda cilada e engano, sonos entregues a morte todos os dias, mas o Senhor de todas.
Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Deuteronômio 30.19



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário